Na manhã de ontem, 14/03/2023, foi realizada uma palestra pela equipe da Patrulha Maria da Penha, através do projeto “Patrulha para a tropa”, ocasião em que os policiais militares adquiriram conhecimento e orientações para o melhor atendimento de ocorrências que envolvem violência doméstica na cidade de Colinas.
Estiveram presentes ainda, a Secretária Municipal da Mulher de Colinas, a Sra. Aliciene Lopes, o Diretor da UPR de Colinas, Getúlio Alves, integrantes da Guarda Municipal de Colinas e do Conselho Tutelar.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Como o Patrulhamento funciona:
1. É realizado por equipes coordenadas por uma gerência central, com base nas informações encaminhadas pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou Varas Criminais.
2. Os Juízos fornecem às equipes policiais uma relação de medidas protetivas de urgência concedidas para que a Patrulha estabeleça um roteiro de visitas às vítimas.