O defensor público e 2º auxiliar da Defensoria Geral, Gil Faria, recebeu na segunda-feira (26/02) na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em São Luís, o prefeito da cidade de Pastos Bons, Enoque Mota, para uma reunião que resultou no compromisso do município em executar o projeto de expansão da Defensoria com a implementação de um Econúcleo na cidade. O município fica localizada a 545 km de São Luís e tem uma população de mais de 18 mil habitantes, segundo o IBGE.
Os econúcleos são produzidos com peças pré-fabricadas e instaladas no local da obra em um sistema modular. Dos 41 núcleos ecológicos da Defensoria, 39 estão no interior do Estado, 1 na área Itaqui-Bacanga e 1 na Zona Rural, ambas em São Luís. “O nosso modelo de gestão é referência no Brasil e já começou a ser executado por outras instituições pelo país, motivo que nos enche de orgulho por conseguirmos fazer um serviço público de qualidade e com economia e sustentabilidade”, afirmou o defensor Gil Faria.
A parte que cabe ao município é o terreno cedido para a construção da unidade. O núcleo ecológico é mais moderno e econômico, garantindo mais conforto e segurança aos assistidos e aos colaboradores da Defensoria. Esse tipo de construção representa um custo cerca de 60% menor do que uma obra convencional, sem falar na agilidade para a entrega.
O econúcleo inaugurado mais recentemente foi entregue na cidade de Presidente Dutra e a cerimônia de inauguração foi conduzida pelo defensor público-geral, Gabriel Furtado, e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada. “Toda vez em que inauguramos um econúcleo damos mais um passo em direção à modernização das nossas unidades e, dessa maneira, fortalecemos os nossos serviços para que os assistidos tenham cada vez mais seus direitos garantidos”, declarou Gabriel Furtado.